Como a Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento ao cliente da sua empresa!

Campo de estudo acadêmico da computação, a Inteligência Artificial é um sistema que abrange uma área ampla e complexa em busca soluções lógicas e racionais que sejam semelhantes à inteligência humana.

Existem muitas aplicações possíveis para a Inteligência Artificial, que não é uma tecnologia recente, existe há mais de 60 anos e foi utilizada inclusive na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, com a mudança de comportamento da sociedade por consequência da pandemia e do cenário de isolamento social, muitos serviços e modelos de negócios estão à disposição do consumidor com a expansão do Atendimento Digital.

O impacto da tecnologia amplia e desenvolve os campos científico e econômico, do hospital à indústria, do salão de beleza ao aplicativo de transporte, das universidades aos projetos em comunidades carentes. Com a Inteligência Artificial é viável construir soluções que realizam milhares de atendimentos ao mesmo tempo, automatizando processos para reduzir custos. As vantagens são inúmeras!

Para quem está cumprindo o isolamento social, principalmente se estiver em sistema home office, as compras online ou mesmo a telemedicina ajudam muito na organização da rotina, pois agilizam a prestação de serviços e a aquisição de produtos, tudo pelo Atendimento Digital. Como ninguém quer ficar esperando na fila, é natural que ocorra a fidelização do cliente a partir do momento em que o atendimento e a resposta online sejam ágeis e eficientes.

A inteligência artificial nas empresas

Em um Call Center, a presença da Inteligência Artificial possibilita integrar equipes e processos, otimizando relatórios com o objetivo de analisar a realidade, refinando os resultados para sua correção, redirecionamento, redução de custos e melhoria do atendimento ao cliente em todas as etapas da prestação de serviços ou da venda de produtos. E o que tem por trás do Atendimento Digital? Máquinas programadas para que pensem por conta própria, interagindo com o cliente em busca de soluções satisfatórias.

Se no passado a Inteligência Artificial parecia ser coisa de filme, hoje faz parte do dia a dia da experiência do cliente. Sendo o consumidor alguém que busca por boas experiências, as empresas precisam desenvolver um Atendimento Digital que seja humanizado, apto a resolver problemas enquanto demonstra empatia durante todo o processo de Atendimento ao Cliente.

Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, a automatização de muitas profissões é uma realidade inegável, sendo as empresas e os clientes de todos os setores incrivelmente beneficiados. Jogos, dispositivos, aplicativos de segurança, reconhecimento de voz, diagnósticos médicos e até mesmo diagnóstico em nível molecular para indústrias do setor agro são inovações que revolucionam o mercado, agitando a produtividade e o consumo.

O fato é que o Atendimento ao Cliente, seja ele realizado por um ser humano treinado ou pela Inteligência Artificial humanizada, é uma atividade que exige certa sensibilidade, e a Inteligência Artificial é um sistema que resolve muito, mas que não resolve todos os problemas.

Conclusão

A preocupação, daqui para frente, deve ser a de preparar a sociedade para uma conduta ética diante da tecnologia, em uma nova era onde a Inteligência Artificial e o Atendimento Digital precisam ser construídos com bases sólidas para que não haja uma ruptura nos negócios bem sucedidos. Se a aplicação da Inteligência Artificial será benéfica ou maléfica, quem vai dar à máquina a possibilidade de ser inteligente é o profissional, o ser humano por trás da tecnologia.

Afinal, ninguém deveria provocar a destruição da sociedade como um todo ao colocar em prática a própria inteligência!

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